9.3.13

Técnicas Populares-Patchwork#7

Olá  gente linda !
O Patchwork é tão apreciado quanto popular, com certeza  nesta série de  postagens especiais , onde temos mostrado as principais técnicas artesanais, ele fará sucesso !
Existem registros históricos de que o homem faz acolchoados desde que aprendeu a tecer. No século IX a.C., os faraós já usavam roupas com técnicas similares. Existe uma versão de que esta técnica foi levada por comerciantes para o antigo Oriente, depois viajou para a atual Alemanha, até que chegou à Inglaterra no século XI, sendo utilizada para fazer tapetes e túnicas clericais. Mas os primeiros tapetes e acolchoados surgiram somente no século XVI, época de Henrique VIII, e costumavam ser presentes de casamento muito admirados. Os cavaleiros da Idade Média também usavam acolchoados como proteção, embaixo da armadura de metal.
Veja este vídeo interessantíssimo!

A tradução literal de patchwork é "trabalho com retalho". É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados. O patchwork é a parte superior ou topo do trabalho, já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilting ou acolchoamento.Fonte 





A cor é o elemento que mais chama a atenção numa peça de patchwork. O conhecimento da cor é uma boa base para obter ótimos resultados. Saber combinar as cores e os tons e conseguir uma harmonia entre eles, é um grande passo para quem deseja fazer um bom trabalho em patchwork.


Podemos ver a técnica aplicada com maestria nos mais variados objetos .























Vamos visitar o blog da amiga Helena, o Atelier Patch com Amor.
Tem lindos trabalhos de pacth e muito mais!

Fontes Históricas :Aqui.
Que tal  aprender a  técnica, ou ampliar suas criações com receitas e modelos incríveis ?
A Editora Minuano tem excelentes publicações sobre o tema EVA : 


Nesta edição, tem boneca-coquinho, trio de vasinhos com abelhas, boneca com brigadeiro, guirlanda com gato, além de um Elvis supercharmoso.
Não perca tempo, comece agora mesmo a preparar belíssimas produções de E.V.A
Este mês sortearemos entre vocês, revistas especializadas cedidas pela Editora Minuano.
Não fiquem de fora , viu ?



Queremos saber sua opinião !!!

Beijo  no ♥ !

1 comentários:

M de Maria Ateliê disse...

Acho um trabalho muito bonito.
Admiro quem faz, e um dia aprendo!
Muita arteira querida dando show com os tecidos assim.
Gosto em especial nas almofadas.
bjs

10 de março de 2013 às 12:50

Indico .Confira !